XIX Edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)

Está aberta a chamada para submissão de artigos para o XIX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), que será realizado na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ), no período de 22 a 26 de julho de 2024, em parceria com as Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas: Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA).

Os autores já podem baixar os modelos de arquivos (templates) dos artigos para submissão.

Como resultado da seleção dos artigos científicos, as equipes classificadas serão premiadas com a participação no Congresso, incluindo a oportunidade de apresentação dos artigos aos demais congressistas, bem como com o transporte de ida e volta, alojamento, alimentação e assistência à saúde no período de realização do Congresso.

Os trabalhos serão avaliados no sistema de avaliação duplo-cega (do inglês, double blind peer to peer review), que significa que as contribuições serão analisadas por dois pareceristas no anonimato entre as partes envolvidas – autores e pareceristas). Serão selecionadas os Autores cujos artigos científicos obtiverem as melhores notas, até o limite de vagas estipulado.

Poderão participar do XIX CADN autores divididos em Equipes, compostas de docente ou aluno de doutorado e alunos de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras credenciadas no Ministério da Educação, das Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

ÁREAS TEMÁTICAS:

• História Militar e da Guerra;
• Meio Ambiente e Segurança Internacional;
• As principais questões de segurança internacional e regional: reflexos para o Brasil;
• O Brasil e a cooperação em defesa: tecnologia e interoperabilidade;
• Geopolítica Brasileira;
• Política Externa e Política de Defesa;
• Defesa e Sociedade;
• Novas tecnologias e aspectos estratégicos do conflito;
• Biossegurança, Bioproteção e Segurança Química, Radiológica e Nuclear;
• Base Industrial de Defesa e Forças Armadas;
• Missões de Paz;
• O Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos;
• Pesquisa Operacional na Segurança, Desenvolvimento e Defesa.

Além das áreas temáticas citadas acima, haverá, ainda, duas Sessões Temáticas Especiais: “Modelos e métodos para análise multicritério e tomada de decisão aplicados à segurança, desenvolvimento e defesa”; e “Simulação, jogos sérios e gamificação aplicados à área de defesa”.

Os artigos poderão ser enviados até 31 de março de 2024. Já o resultado será divulgado no dia 06 de maio.

Clique aqui para baixar os modelos de arquivos (templates) na página do evento.

Para mais informações, acesse o site do CADN: