A convite do International Conference on Renewable Energy and Power Quality / ICREPQ 2022, os professores Reinaldo Castro Souza e Fernando Cyrino, do Departamento de Engenharia Industrial, fecharam hoje o evento, realizado em Vigo, na Espanha. Os docentes apresentaram o estudo “Um quadro estocástico para estimar perdas técnicas em utilidades de distribuição de energia elétrica”, um projeto de P&D, realizado com apoio da Energisa.
De acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os percentuais de perdas técnicas são revisados de quatro em quatro anos. As usinas de geração renovável (especialmente eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas) podem ter suas perdas técnicas variando de ano para ano, dependendo dos insumos que alimentam essas usinas (velocidade do vento, radiação solar, bagaço de cana e entradas).
Desta forma, os professores desenvolveram uma nova abordagem, utilizando a linguagem Phyton, para estimar essas perdas técnicas, considerando a variação estocástica dos insumos que alimentam essas usinas de geração. Neste novo método, as perdas técnicas são estimadas anualmente, levando em conta o que foi a geração real dessas usinas distribuidoras em cada ano e permitindo a correção da distorção dos percentuais congelados anualmente.
“O presidente do congresso Prof Manuel Donsión nos cumprimentou e disse que foi uma das melhores apresentações plenárias do evento. Além dessa, apresentamos também dois trabalhos de alunas de pós-graduação do DEI, uma mestranda e uma doutoranda, confirmando a força da PUC-Rio na área de previsão”, revelou o Prof. Reinaldo Castro Souza.