Prêmios

Link do Premio: http://portal.abepro.org.br/conheca-os-ganhadores-do-premio-abepro-2020/

Nome do Aluno: Marina Weil Afonso

Nome do Orientador: Fernando Luiz Cyrino Oliveira

Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM LOGÍSTICA

TÍTULO DO ARTIGO: Simulação aplicada na logística de formação de carga de derivado de petróleo para embarque marítimo

RESUMO DO ARTIGO:

O presente estudo tem como objetivo o uso de simulação de eventos discretos para avaliar cenários e propor melhorias no processo de formação de carga para embarque marítimo de um derivado de petróleo. Foram simulados cenários com alterações em três variáveis, de modo a observar o impacto na produção anual: capacidade de armazenamento da refinaria, vazão de produção e tamanho do lote de embarque. A criticidade do processo está relacionada à produção ser interrompida por falta de espaço para armazenamento do produto, ao transporte intermodal nos elos da cadeia, à janela de carregamento rodoviário e à existência de incertezas e restrições inerentes às operações de produção, manuseio, armazenamento e transporte.

Uma importante conclusão do estudo é que trabalhar com menor lote para embarque marítimo resulta em maior produção anual do derivado, ou seja, tem-se uma estratégia que não envolve nenhuma alteração nos processos ou na infraestrutura. Outros fatores que contribuíram para o aumento da produção anual foram a adição de um tanque na refinaria e o aumento da vazão de produção.

As análises conduzidas no estudo são importantes insumos para a tomada de decisão referente ao gerenciamento dos estoques da refinaria e da cadeia de suprimentos. A técnica da simulação permitiu analisar diversos cenários sem a necessidade de implementá-los, mostrando-se, portanto, uma ferramenta eficaz com grande adição de valor ao estudo e à prática da organização.

Resumo dos autores:

Marina Weil Afonso: Graduou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2011 e concluiu Mestrado Profissional em Logística no departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio em 2020. Atualmente trabalha com logística de derivados de petróleo e está cursando o Programa GCLOG (Graduate Certificate in Logistics and Supply Chain Management) no Massachusetts Institute of Technology (MIT).