Bancas

BRUNA CRISTINA SIQUEIRA KAISER

Data: 22/02/2024, 9h.

Sala Zoom: :  https://puc-rio.zoom.us/j/96390294397?pwd=VXNTY0Rxai9vNHluTFpkWE9IZ0F5UT09

Orientadores: Rodrigo Goyannes Gusmão Caiado & Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo | PUC-Rio

Resumo:

As falhas localizadas ou sistêmicas em plataformas offshore representam, simultaneamente, riscos ambientais, sociais e econômicos devido à extensão potencial dos danos que podem causar. Além disso, os ativos offshore são altamente suscetíveis a mecanismos corrosivos que podem levar a cenários de falhas. Portanto, neste contexto, a adoção de boas práticas de gestão de manutenção é necessária, permitindo que a operação ocorra da maneira mais confiável possível. Vale ressaltar que, dentro das condições operacionais de uma plataforma offshore, inúmeros fatores afetam os diversos sistemas que a compõem, além de ser um setor altamente regulamentado. Considerando todos os sistemas, destaca-se a ênfase especial em tubulações, válvulas e flanges (TVF), pois são classificados como ativos-chave nas operações, desempenhando papéis cruciais na dinâmica operacional. Assim, surge a necessidade imperativa de uma metodologia sistemática que forneça uma classificação estruturada desses sistemas, orientando o gestor na priorização com base nas classificações de seus respectivos componentes. Portanto, esta pesquisa propõe um framework prático, de natureza prescritiva, que considera as diretrizes da manutenção centrada na confiabilidade (RCM), integrando modelos de análise de decisão multicritério (MCDM) associados à lógica fuzzy. Finalmente, a metodologia foi validada por meio de um estudo de caso em uma plataforma FPSO, com base na coleta de dados triangulados. Em resumo, destaca-se que a metodologia proposta traz contribuições teóricas ao preencher lacunas e propor/aplicar metodologias integradas, e contribuições práticas ao fornecer aos gestores, responsáveis pela formulação de planos de manutenção, elementos objetivos para uma tomada de decisão mais eficaz.