RAPHAEL DOMINGUES DE L BITTENCOURT
Título: Otimização do planejamento de carregamentos de embarcações: uma aplicação à cadeia de suprimentos de petróleo
Data: 25/09/2024, 10h
Sala Zoom: https://puc-rio.zoom.us/j/98309206539?pwd=TAGSrycxcbgcvAmwsbm1CWEiktLOOz.1
Orientadores: Luciana de Souza Pessoa | PUC-Rio & Silvio Hamacher | PUC-Rio
Resumo: As embarcações Pipe Laying Support Vessel (PLSV) são um recurso crítico responsável pelas tarefas de interligação submarinas, conectando o poço à plataforma produtora, sendo essa a última etapa necessária para o início da produção de óleo. Para realizar essa atividade, a embarcação precisa atracar em um determinado berço localizado em uma base (porto), com a finalidade de carregar os diferentes tipos de materiais que são utilizados ao longo da operação. Com o objetivo de auxiliar no planejamento operacional dos carregamentos de uma empresa brasileira de óleo e gás, este trabalho propõem utilizar um método de solução exato para ser utilizado na geração de um planejamento de carregamentos de PLSVs, buscando diminuir a ociosidade dessas embarcações. O problema descrito pode ser visto como um problema de programação de máquinas paralelas idênticas, onde, devemos programar um conjunto de jobs J (representando os carregamentos dos navios) em uma máquina k (representando os berços) de modo que as diferentes premissas da operação real sejam respeitadas. Utilizando instâncias criadas baseadas em dados reais, é possível alcançar o resultado ótimo em 97% das instâncias testadas, considerando o tempo limite estipulado de uma hora. As soluções são obtidas em um tempo computacional médio de 4 minutos, aderente ao processo da companhia e assim, mostrando-se uma boa ferramenta de apoio à decisão. Para ajudar a interpretar os resultados obtidos, foi desenvolvido um aplicativo web shiny, onde é possível realizar diferentes análises de maneira eficiente e dinâmica.