Autor: AUGUSTO COMERLATO SPERB
Orientador: Lincoln Wolf de Almeida Neves
Data e Hora: 08/09/2021, 15:00h
Link Zoom:
Meeting ID:
Passcode:
Resumo:
O sucesso operacional de uma empresa, nos moldes do mercado atual, depende muito da maneira como a cadeia de suprimentos é gerenciada. Em razão do seu papel estratégico, a gestão adequada pode proporcionar uma série de benefícios, aumentando sua competitividade e incrementado a rentabilidade de seus negócios.
Esta dissertação avalia por meio de um estudo de caso, a cadeia de suprimentos de bens da Petrobras, especificamente na área de relacionamento com fornecedores e estratégias de contratações de bens. Para isto, foram mapeados os processos de compras, prazos, custos de materiais, canais de suprimentos e planejamento estratégico e então foram identificados os principais gargalos (gaps) e riscos de processos relacionados a padrões internos, exigências legais, relacionamento com o mercador fornecedor e riscos de instabilidade econômica.
Também se utilizou do design Science para avaliar o estado atual (as is) e o estado futuro (to be), de forma a integrá-los de acordo com as melhores práticas de mercado (benchmarking) e de acordo com as métricas de desempenho utilizadas no modelo SCOR.
Além da contribuição acadêmica na medida em que propõe um framework adequado para mapeamento e medição da cadeia de suprimentos, este trabalho permite esclarecer ao meio empresarial sobre os benefícios que a metodologia SCOR pode trazer para o gerenciamento de cadeias de suprimentos, além das práticas de aperfeiçoamento operacional.