Bancas

Autor: ANA CAROLINA SOUZA DE CARVALHO

Orientadores: Luciana de Souza Pessôa | PUC-Rio

Data e Hora: 28/09/2023,  16h

Link/ Sala:

Banca Examinadora: Luciana de Souza Pessôa – orientadora – PUC-Rio; Marcelo Xavier Seeling – PUC-Rio; Rodrigo Goyannes Gusmão Caiado – PUC-Rio; Victor Abu-Marrul Carneiro da Cunha –  RAÍZEN – Energia

Resumo:

A administração pública possui responsabilidade orçamentária regida por legislações que estabelecem a transparência na adequação dos recursos públicos. Pautado por essas Leis, o orçamento público é composto pelo plano plurianual, diretrizes orçamentárias e orçamentos anuais, que garantem a estimativa de receita a ser aplicada em cada exercício financeiro. É imprescindível que o planejamento de aquisição e de estrutura dos sistemas considerem o momento de restrição orçamentária através dos regulamentos mencionados anteriormente, adicionados à Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece o teto de gastos e a natureza a ser cumprida na aplicação dos valores. A ação 21A0 destinada ao Sistema de Fardamento Reembolsável, é classificada como investimento, portanto uma despesa discricionária, tendendo a diminuir o recebimento de recursos nos anos seguintes, fazendo-se de grande valor estudos cujo objetivo alcance a diminuição dos gastos para o acompanhamento do cenário nacional. Sendo assim, esta dissertação em uma primeira análise tem a intenção de apresentar uma metodologia através de um modelo matemático da p-Mediana, que indique qual melhor destino a ser enviada uma mercadoria do e-commerce, considerando a origem do usuário, aplicando para isto, a minimização do custo de frete e do custo fixo dos Postos de Venda de Fardamento Reembolsável (PRVF). Em uma segunda análise de sensibilidade, são realizadas rodagens no modelo para apresentar a variação do custo total dos postos a cada fechamento de funcionamento e, então, mostrar qual o número ideal de PRVF que deve ser mantido aberto, para que a Aeronáutica alcance o custo mínimo desta operação. Os resultados demonstram as associações da origem e destino para o primeiro modelo, e para o segundo modelo, implantando o Posto 27 fixo, atingiu-se o ponto de inflexão com o P=10, e sem considerar o PRVF fixo, o ponto de inflexão ocorreu com P= 11.