Defesa Mestrado [30/08/2024 – 14h] Descarbonização Marítima: Um estudo de caso aplicado à Marinha do Brasil

Bancas ago 22, 2024

ROBERTA VALENTIM MARTINS DOS SANTOS

Data: 30/08/2024, 14h        

Sala Zoom: https://puc-rio.zoom.us/j/94999573270?pwd=4akjh40NdPO9Kvtg7oirdLbE2DrAcW.1

Título: Descarbonização Marítima: Um estudo de caso aplicado à Marinha do Brasil

Orientadores: Antônio Márcio Tavares Thomé | PUC-Rio & Renan Silva Santos | PUC-Rio

Resumo: Estudos demonstram um aumento de 9,3% nas emissões marítimas de CO2 entre 2012 e 2018. Nos últimos anos, muitas estratégias vêm sendo utilizadas para melhorar a eficiência dos navios e reduzir a emissão de carbono. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão abrangente da literatura sobre a descarbonização marítima, visando identificar avanços e melhores práticas que possam ser aplicáveis a um modelo de navio de guerra da Marinha do Brasil. Como metodologia, é realizada uma revisão terciária da literatura e um estudo de caso, com aplicação de método de análise multicritério para rankeamento e seleção de tecnologias, baseado na opinião de especialistas da Marinha do Brasil. O estudo de caso está baseado em três proposições de pesquisa: (i) é possível que a Marinha do Brasil implemente tecnologias voltadas para descarbonização em um Navio de Guerra; (ii) os resultados dos estudos são generalizáveis para outros Navios de Guerra com tamanhos e tipos de viagens similares; (iii) a Marinha do Brasil é capaz de se alinhar à teoria da ambidestria organizacional, ao implementar tecnologias novas voltadas para a descarbonização de navios. Os resultados demonstram que a utilização de motor de combustão interna com aplicação de biocombustíveis do tipo drop-in ainda é a escolha mais apropriada para o navio de guerra selecionado para o estudo. A utilização de motores de combustão interna com baterias integradas, bem como o uso de biometanol como combustível, são opções que alcançaram um bom posicionamento no ranking e devem ser consideradas.