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DANIEL OLIVEIRA FERNANDES DE CARVALHO

Data: 09/05/2024, 08:30 h

Sala Zoom: https://puc-rio.zoom.us/j/99316167433?pwd=T3g3VG1tU1dDWnlHUWVKYTU3RVVjdz09

Orientadores: Fernando Luiz Cyrino Oliveira & Antônio Márcio Tavares Thomé

Resumo:

A atividade logística de transporte, cuja finalidade principal é distribuir o mate- rial de forma rápida e eficiente, é um elo fundamental na cadeia de suprimentos. No caso da Marinha do Brasil que transporta anualmente, em média, cerca de R$ 89.000.000,00 em itens, entre os quais fardamento, gêneros, sobressalentes, in- sumos e equipamentos hospitalares, totalizando aproximadamente 4,5 toneladas, essa finalidade cresce de importância ao analisarmos os altos valores envolvidos nas operações. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar qual a sistemática de transportes ideal para o Centro de Distribuição de materiais da Marinha do Bra- sil: a atual, através da terceirização dos serviços, ou a proposta, através da integra- ção vertical, adotando uma frota própria de viaturas com execução dos transportes. Para esta análise, foram feitas uma revisão de escopo da literatura, entrevistas com especialistas, estudo de características e custos através da Teoria do Custo Total de Propriedade (TCO), dimensionamento da frota e análise multicritério por meio do Analytical Hierarchy Process (AHP). Conclui-se que a sistemática ideal é a da imple- mentação da integração vertical, com adoção de uma frota própria, necessitando de uma mudança estratégica, gerencial operacional dos transportes na Marinha. Esta pesquisa propõe, ainda, a criação de duas ferramentas tecnológicas de aná- lise automática de custos logísticos: uma no campo estratégico, na análise de qual sistemática deve ser adotada de acordo com os parâmetros estudados e outra com a     mensuração dos custos operacionais na execução dos transportes.