Bancas

Autor: PEDRO DUARTE GOMES TOSTES

Orientador: Jose Eugenio Leal

Data e Hora: 14/01/2022, 14h

Link Zoom Meeting:

https://puc-rio.zoom.us/j/93556458670?pwd=U2FkSTlHWFVyWTY0M21Eb21XNnBNUT09

Meeting: 935 5645 8670

Passcode: 043324

Resumo:

A matriz brasileira de transporte retrata a dominância rodoviária na movimentação de cargas no país. A busca por maior eficiência operacional é diretriz para as empresas do setor ferroviário, que desejam aumentar tanto suas fatias de mercado, quanto a competitividade com os caminhões.
A aplicação de técnicas de otimização no processo de dimensionamento de frota e planejamento operacional para locomotivas possui grande potencial de economia de recursos, principalmente devido aos elevados custos de aquisição e manutenção deste tipo de veículos, essenciais ao transporte ferroviário.
Na tentativa de retratar a complexidade logística associada à operação ferroviária, é comum encontrar aplicações que direcionam à criação de modelos de grandes dimensões em instâncias mais realistas, resolvidos através da aplicação de heurísticas e meta-heurísticas.
O presente trabalho apresenta uma metodologia para obtenção de uma solução exata para um horizonte mensal de planejamento, aproveitando-se do caráter cíclico da grade de formação dos trens de carga geral, para definir o tamanho ótimo da frota necessário ao seu adequado funcionamento.
A metodologia, implementada em linguagem python e aplicada em um cenário de uma grade conhecida, teve sua frota resultante comparada com o dimensionamento manual realizado em uma concessionária do setor ferroviário brasileiro e foi capaz de promover a redução de 2 locomotivas no planejamento.
Além da redução de frota e aumento na competitividade tarifária dos trens de carga geral, a metodologia cria, por meio de critérios científicos, diretrizes objetivas para o processo de dimensionamento e planejamento da frota de locomotivas, tradicionalmente tácitos e artesanalmente aplicados no processo original da referida concessionária.