Bancas

Autor: RENATA FERREIRA DE SA

Orientador: Luciana de Souza Pessoa / Fernando Marques de Almeida Nogueira

Data e Hora: 28/09/2021, 09h

Link Zoom: https://puc-rio.zoom.us/j/95104939852?pwd=ODF3SlRRRis4U2xweUlQNkt4eGdNZz09

Meeting ID:

Passcode:

Resumo:

Este trabalho trata do problema real de definir a capacidade de processamento de pátios ferroviários planos de classificação. Nesses pátios, os vagões são recebidos em trens e circulam respeitando a disposição dos trilhos e a formação sequencial do trem de saída. Movimentações ineficientes implicam em uma capacidade de processamento inferior à potencial do pátio dado seu layout. O objetivo deste estudo é desenvolver um método de apoio à decisão que calcula o desempenho de diferentes layouts, indicando se existe ou não a necessidade de um projeto de expansão para garantir atendimento à demanda prevista no longo prazo. O problema foi modelado através de programação linear inteira mista (MILP) baseado na teoria de sequenciamento de produção. O modelo foi aplicado em instâncias de teste, reproduzindo movimentações reais de vagões, e provou avaliar diferentes layouts adequadamente, porém com alto tempo de execução, o que inviabiliza sua aplicação imediata na prática.