Transporte e Logística



O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da PUC-Rio, tinha entre as suas áreas de concentração a área “Sistemas de Transportes”. Esta área, que tratava apenas de problemas de transportes, vivenciou uma aproximação natural com a área de gerência de produção através do tema “logística”. Após uma interação de alguns anos foi criada a área transportes e logística.

Porque logística? A Logística tem tido uma grande expansão nos últimos anos. Reconhecida mundialmente como um fator de competitividade nas empresas, o ambiente logístico tem se expandido a nível mundial. Seja para atender eficientemente ao mercado interno, seja para ser capaz de competir no mercado internacional, as empresas brasileiras têm buscado o desenvolvimento dos seus setores de logística, ocasionando a busca por profissionais nesta área. Há uma demanda crescente por profissionais qualificados em logística e uma evidente carência de oferta nesta área. A explosão prevista do e-commerce (comércio eletrônico pela Internet) vai exigir das empresas envolvidas uma forte capacitação em logística.

Estes campos de atuação estão organizados em torno de duas LINHAS DE PESQUISA, a saber:

Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística – Aborda a modelagem e o planejamento de sistemas de transportes de carga e passageiros e de sistemas logísticos no longo prazo. As metodologias adotadas englobam abordagens quantitativas (e.g., técnicas de modelagem matemática) e qualitativas. Os projetos desenvolvidos nesta linha de pesquisa visam atingir soluções eficientes para empresas e suas cadeias de suprimentos auxiliando processos de tomada de decisões e lidando frequentemente com questões de incerteza, sempre com técnicas e aplicações inovadoras.

 

Projetos de Pesquisa
Análise da gestão da cadeia de suprimentos sob a perspectiva da flexibilidade e da gestão de riscos Visualizar
Modelos de apoio à decisão no planejamento estratégico e tático de infraestruturas de transportes Visualizar
Planejamento de operações (ênfase no planejamento integrado) e logística humanitária Visualizar
Planejamento logístico e teoria de redes Visualizar
Problemas em transporte e logística. Diagnóstico e modelagem Visualizar

 

Programação e Controle de Sistemas de Transporte de Logística – Aborda a concepção e modelagem de aspectos operacionais de processos logísticos e de funcionamento de sistemas de transportes de carga e passageiros. Os projetos assim definidos visam identificar e/ou definir metodologias, planos de operacionalidade (programação) e de avaliação (controle) com aplicação no curto e médio prazo.

 

Projetos de Pesquisa
Avaliação de desempenho logístico e da cadeia de suprimentos Visualizar
Desenvolvimento de um sistema de apoio à logística humanitária Visualizar
Planejamento e programação de operações de transporte marítimo (sistemas logísticos) Visualizar

 

Os professores-pesquisadores integrantes desta área são:

Adriana Leiras, D.Sc.

Fabricio Carlos Pinheiro Oliveira, D.Sc.

Hugo Miguel Varela Repolho, D.Sc.

José Eugenio Leal, D.Sc.

Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo, D.Sc.

Silvio Hamacher, D.Sc.