Transporte e Logística



O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da PUC-Rio, tinha entre as suas áreas de concentração a área “Sistemas de Transportes”. Esta área, que tratava apenas de problemas de transportes, vivenciou uma aproximação natural com a área de gerência de produção através do tema “logística”. Após uma interação de alguns anos foi criada a área transportes e logística.

Porque logística? A Logística tem tido uma grande expansão nos últimos anos. Reconhecida mundialmente como um fator de competitividade nas empresas, o ambiente logístico tem se expandido a nível mundial. Seja para atender eficientemente ao mercado interno, seja para ser capaz de competir no mercado internacional, as empresas brasileiras têm buscado o desenvolvimento dos seus setores de logística, ocasionando a busca por profissionais nesta área. Há uma demanda crescente por profissionais qualificados em logística e uma evidente carência de oferta nesta área. A explosão prevista do e-commerce (comércio eletrônico pela Internet) vai exigir das empresas envolvidas uma forte capacitação em logística.

Estes campos de atuação estão organizados em torno de duas LINHAS DE PESQUISA, a saber:

Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística – Aborda a modelagem e o planejamento de sistemas de transportes de carga e passageiros e de sistemas logísticos no longo prazo. As metodologias adotadas englobam abordagens quantitativas (e.g., técnicas de modelagem matemática) e qualitativas. Os projetos desenvolvidos nesta linha de pesquisa visam atingir soluções eficientes para empresas e suas cadeias de suprimentos auxiliando processos de tomada de decisões e lidando frequentemente com questões de incerteza, sempre com técnicas e aplicações inovadoras.

 

Projetos de Pesquisa
Logística Humanitária Visualizar
Planejamento de Sistemas Logísticos, Redes de Distribuição e Teoria de Redes Visualizar
Planejamento e gestão de processos da Logística Empresarial e da Cadeia de Suprimentos Visualizar
Problemas em transporte e logística. Diagnóstico e modelagem Visualizar

 

Programação e Controle de Sistemas de Transporte de Logística – Aborda a concepção e modelagem de aspectos operacionais de processos logísticos e de funcionamento de sistemas de transportes de carga e passageiros. Os projetos assim definidos visam identificar e/ou definir metodologias, planos de operacionalidade (programação) e de avaliação (controle) com aplicação no curto e médio prazo.

 

Projetos de Pesquisa
Aplicação de Ferramentas de Otimização em Problemas de Transporte e Logística Visualizar
Logística e gestão de operações em saúde Visualizar
Otimização e programação das cadeias de suprimentos de petróleo e energias renováveis Visualizar

 

Os professores-pesquisadores integrantes desta área são:

Adriana Leiras, D.Sc.

Antônio Márcio Tavares Thomé, D.Sc.

Hugo Miguel Varela Repolho, D.Sc.

José Eugenio Leal, D.Sc.

Julia Lima Fleck, D.Sc.

Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo, D.Sc.

Rafael Martinelli, D.Sc.

Silvio Hamacher, D.Sc.