Pesquisa Operacional



A área de concentração em Pesquisa Operacional tem como objetivo o estudo, desenvolvimento e aplicação de métodos matemáticos, estatísticos e computacionais para suporte à tomada de decisão de problemas do setor produtivo, serviços e, de maneira mais ampla, da sociedade. A área engloba fundamentos quantitativos associados às linhas de pesquisa em Algoritmos e Otimização e Métodos estatísticos e Analytics.

Além de aspectos metodológicos, os desenvolvimentos de pesquisa englobam aplicações em temas de Energia, Finanças, Logística e Cadeia de Suprimentos, Saúde, Telecomunicações, entre outras. 

 

Clique aqui para se inscrever no Mestrado

Clique aqui para se inscrever no Doutorado

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção provê uma formação sólida na área de Pesquisa Operacional, oferecendo temas de pesquisas e oportunidades acadêmicas para pesquisadores que buscam carreira em diversas áreas. A formação em Pesquisa Operacional oferece amplas oportunidades de carreira na academia,  indústria, mercado financeiro e de energia, serviço público e iniciativa privada. Em particular, a Pesquisa Operacional tem como principal desafio o desenvolvimento e aplicação de técnicas preditivas e prescritivas, a partir da análise de dados, para suportar a decisão de indivíduos e organizações.  

Linha de pesquisa: Algoritmos e otimização

 

Análise e desenvolvimento de algoritmos e técnicas de otimização aplicados a sistemas produtivos e serviços.

 

Projetos de Pesquisa
Otimização Combinatória Este projeto tem como foco o desenvolvimento e aplicação da teoria, modelos, métodos, análises e ferramentas computacionais associados à otimização combinatória. São contemplados o estudo de técnicas de programação inteira, relaxações, decomposições e de abordagens heurísticas e meta-heurísticas, além de suas hibridações e extensões, visando o tratamento de problemas complexos no âmbito da  programação linear, otimização convexa, não-linear e estocástica.
Otimização sob Incerteza Este projeto tem como foco o desenvolvimento e aplicação da teoria, modelos, métodos, análises e ferramentas computacionais associadas a otimização sob incerteza. São contemplados o estudo de técnicas de programação estocástica, otimização robusta e distributionally robust optimization além de suas conexões com outros temas como teoria de probabilidade, técnicas de simulação e medidas de risco.

Linha de pesquisa: Métodos estatísticos e analytics

 

Análises e desenvolvimentos nas áreas de modelagem estatística e analytics aplicados a sistemas produtivos e serviços.

 

Projetos de Pesquisa
Aprendizado de Máquina Este projeto tem como foco o desenvolvimento metodológico da teoria, modelos, métodos, análises e ferramentas computacionais associados a Aprendizado de Máquina. Estão incluídos modelos clássicos e avançados, sejam estes supervisionados ou não supervisionados. 
Análise de Séries Temporais Este projeto tem como foco o desenvolvimento metodológico e aplicação da teoria, modelos, métodos, análises e ferramentas computacionais associados a Séries Temporais. Estão incluídos modelos clássicos e avançados de previsão e simulação de dados com dependência temporal, assim como métodos de Statistical Learning como apoio às abordagens estatísticas tradicionais.

 

 


Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial