Operações e Negócios em Engenharia



A área de concentração em Operações e Negócios em Engenharia tem como o objetivo o estudo, desenvolvimento e aplicação de técnicas de Engenharia de Produção para a gestão de operações e de negócios. A área engloba problemas e perguntas de pesquisa associados às linhas de pesquisa em Gestão de Operações e Gestão de Negócios.

A pesquisa  envolve a concepção, o desenvolvimento e a aplicação de teorias e metodologias que abrangem tanto técnicas voltadas para apoio ao processo decisório utilizando métodos quantitativos, quanto procedimentos que busquem maior produtividade das organizações e construção de modelos que combinam fatores sociais, ambientais e técnicos de cuja interação depende seu desempenho.

 

Clique aqui para se inscrever no Mestrado

Clique aqui para se inscrever no Doutorado

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção provê uma formação sólida em Engenharia para a Gestão de Operações e Negócios oferecendo temas de pesquisa e oportunidades acadêmicas  para pesquisadores de diversas áreas. A formação nesta área oferece amplas oportunidades de carreira na academia, indústria, setor de serviços, serviço público e mercado privado.

Em particular, a pesquisa desenvolvida na área de Operações e Negócios em Engenharia tem como principal desafio a melhoria de desempenho em nível operacional ou estratégico das organizações, incluindo operações industriais e de serviços, e com aplicações em Saúde, Petróleo e Energias Renováveis, Finanças, Manufatura, Sustentabilidade, Operações Humanitárias, Logística e Gestão de Cadeias de Suprimentos. Dentre os temas de pesquisa abordados, estão a análise de riscos, suporte à tomada de decisão, logística humanitária, inovação e sustentabilidade, integração de cadeias de suprimentos, gestão de processos de negócio (BPM), modelagem conceitual, extração automática de modelos a partir de dados, computação cognitiva, transformação digital e Indústria 4.0, e planejamento energético.

 

Linha de pesquisa: Gestão de Operações

 

Concepção, projeto, avaliação e implementação de aspectos estratégicos, táticos e operacionais de planejamento, programação e controle de sistemas produtivos e serviços. 

 

Projetos de Pesquisa
Gestão de Cadeias de Suprimentos Uso de ferramentas quantitativas e qualitativas para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, com ênfases em sua integração, e na transição para o desenvolvimento de novos produtos/serviços sob a ótica da transformação digital e de novos processos com sustentabilidade econômica, social e ambiental e no planejamento de operações humanitárias em casos de desastres.
Sistemas Produtivos e Logística  Uso de ferramentas quantitativas e qualitativas para aprimorar o planejamento, execução e medição de desempenho de sistemas produtivos e logísticos, incluindo operações industriais e em serviços, planejamento e controle da produção, gestão de estoques, logística sustentável e logística humanitária em casos de desastres, nos setores público e privado.

 

 

Linha de pesquisa: Gestão de Negócios 

 

Especificação, análise e desenvolvimento de metodologias e técnicas analíticas para apoio à decisão e gestão de riscos organizacionais, processos de negócio e integração digital de sistemas produtivos e serviços. 

 

 

Projetos de Pesquisa
Análise de decisão Este projeto tem como foco o desenvolvimento, integração e aplicação inovadora de teorias, modelos, métodos, algoritmos, técnicas e tecnologias de apoio à tomada de decisões. Esses métodos incluem análise de decisões sob incerteza; gestão de riscos; estudos experimentais e descritivos sobre o comportamento em tomadas de decisão; análise econômica de decisões estratégicas e de investimento, suporte à tomada de decisões em grupo.
Business analytics Este projeto tem como foco o desenvolvimento, integração e aplicação inovadora de teorias, modelos, métodos, técnicas e tecnologias de análise baseadas em dados para suportar decisões de negócio e o processo analítico de ponta a ponta. Estas análises são vistas como um processo completo de solução de problemas do negócio, contemplando um amplo conjunto de metodologias analíticas que permitem a criação de valor. Tais tecnologias podem representar aspectos inovadores em passos específicos e/ou na execução do processo como um todo, visando impactar o negócio.

 

 


Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial