Alunos do DEI recebem Prêmio e Destaque Acadêmico no 54º SBPO

O Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) é um evento anual organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).

Nos dias 08 a 11 de novembro, ocorreu em Juiz de Fora MG a 54ª Edição do evento, com o tema “O Papel da Pesquisa Operacional na Transição Energética”. Na ocasião, o DEI concorreu a dois Prêmios: Iniciação Científica (IC) e Dissertação de Mestrado.

Nossos alunos e professores obtiveram destaque em:

Prêmio de melhor Iniciação Científica

Localização de centros de serviços para idosos: uma aplicação do problema de cobertura máxima

Autores: Raphael Bittencourt, Luciana de Souza Pessoa, Helena Ramalhinho Lourenço, Jesica de Armas

Resumo: O número de idosos vem crescendo constantemente nos últimos anos, demonstrando um período de transição demográfica. Essa nova realidade impacta no modo como os governos devem se comportar em relação à sua população pois, com esse aumento, é necessário ter um foco maior em pessoas com idade avançada. Uma das medidas adotadas pelo governo espanhol para atender esse segmento da população foi a criação de centros de serviço para idosos. Essas instalações estão espalhadas por diversos locais das cidades espanholas, atendendo a um número diferente de idosos em cada situação. O presente trabalho terá foco na cidade de Barcelona (Espanha) e tem como objetivo analisar a localização destes centros. Para alcançar tal meta, serão utilizados conceitos de problemas de localização, em especial o problema de cobertura máxima, possibilitando, assim, analisar o potencial de atendimento da demanda comparando a solução corrente e a solução proposta para ampliação do número de centros de serviço.

Menção honrosa de Iniciação Científica

Identifying Representative Days of Wind Speed in Brazil Using Machine Learning Techniques

Rafaela Moreira de Azevedo Ribeiro, Bruno Fânzeres dos Santos

Resumo: A geração eólica no Brasil tem atraído altos níveis de investimentos nos últimos anos devido a sua construção em curto prazo e com custo relativamente baixo, junto ao incentivo mundial para o estabelecimento de um sistema de energia neutro em carbono. Neste sentido, estudos sobre o comportamento e sobre a dinâmica característica futura de seu principal combustível (velocidade do vento) durante os dias e os anos provam-se extremamente necessários. Portanto, neste trabalho, serão usadas técnicas de Machine Learning para encontrar padrões similares da velocidade do vento em dados horários variantes no tempo, a fim de identificar dias representativos comuns, cruciais para planejamento, designing, operação e avaliação de sistemas de energia com fontes renováveis. São apresentadas análises descritivas baseadas em dados reais em locais com alta capacidade instalada de energia eólica atual e altos níveis potenciais de produção, mais especificamente, duas regiões brasileiras: Nordeste e Sul.

Prêmio de melhor dissertação

Efficient Labeling Algorithms for Adjacent Quadratic Shortest Paths

Autores: João Marcos Dusi Vilela, Bruno Fânzeres dos Santos, Rafael Martinelli

Resumo: O foco principal desta dissertação é estudar o Adjacent Quadratic Shortest Path Problem (AQSPP), que consiste em encontrar o caminho mais curto em um grafo direcionado quando sua componente de peso total também inclui o impacto de arcos consecutivos. Fornecemos uma descrição formal do AQSPP e propomos uma extensão do algoritmo de Dijkstra para resolver AQSPPs em tempo polinomial, fornecendo uma prova de sua corretude. Introduzimos uma melhoria no algoritmo, que denotamos aqA*, que se baseia em uma busca regressiva para estimar o custo total. Avaliamos o desempenho de ambos os algoritmos comparando seu desempenho relativo com algoritmos de referência da literatura científica e realizamos uma coleção completa de análise de sensibilidade dos métodos em um conjunto de instâncias do problema usando grafos gerados aleatoriamente. Os resultados numéricos sugerem que aqA* supera todos os outros algoritmos, com desempenho significativamente superior às alternativas consideradas.

Menção honrosa de dissertação

The RSI Allocation Problem: exact and heuristic methods

Autores: Mariana Alves Londe, Luciana de Souza Pessoa, Carlos Eduardo de Andrade

Resumo: Em redes de comunicação sem fio, o Root Sequence Index (RSI) é utilizado para alocar canais entre o equipamento do usuário e a estação rádio-base. A alocação de RSIs com valores próximos a rádios vizinhos pode causar colisões, levando a falhas de serviço e degradação de performance. Neste estudo, a alocação do RSI é modelada como uma generalização do clássico Problema de Coloração de Grafos, indicando que deve existir uma distância mínima entre as cores de dois vizinhos. Para a alocação do RSI, uma distância máxima também é necessária. Este estudo apresenta métodos para alocar o RSI, ao mesmo tempo que minimiza o risco de colisões, para dois modos diferentes de operação encontrados em redes. Os modelos exatos e as metaheurísticas são explorados e comparados em instâncias obtidas de cenários reais.