Instituto Tecgraf – Gerência “Apoio à Decisão e Supply Chain”

A Gerência “Apoio à Decisão e Supply Chain” do Instituto Tecgraf, da PUC-Rio, é coordenada pelo professor Silvio Hamacher  e tem a participação dos professores Fernando Luiz Cyrino Oliveira, Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo e Rafael Martinelli Pinto.

Com mais de 30 anos de existência, o Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio – (https://www.tecgraf.puc-rio.br)) é um modelo brasileiro de sucesso em PD&I autossustentável que tem como pilares:

• Desenvolver soluções que ajudem as empresas-clientes a vencer desafios e gerar riquezas protegendo pessoas e o meio ambiente.
  • Ser um grupo de referência mundial em competência e qualidade no desenvolvimento da computação profissional e técnico-científica.
  • Colaborar com as unidades acadêmicas da PUC-Rio na formação de profissionais competentes, relevantes e conscientes da sociedade em que vivem e do impacto da tecnologia na vida das pessoas.
  • Fortalecer a parceria entre pesquisa acadêmica e indústria com o objetivo de aprimorar competências para o desenvolvimento de produtos finais.

O Instituto Tecgraf conta com uma equipe de aproximadamente 350 colaboradores e pesquisadores, incluindo professores, doutores, mestres e alunos de graduação e pós-graduação (doutorado e mestrado). Atualmente, o Tecgraf/PUC-Rio desenvolve cerca de 40 sistemas computacionais e diversas tecnologias bases como frameworks, bibliotecas e APIs. Os projetos desenvolvidos pelos profissionais altamente especializados são transversais às áreas de competência.

Com extensa experiência na aplicação das áreas de competência no desenvolvimento de software para indústria de Óleo e Gás, Entretenimento Digital, Medicina e Militar.

A Gerência “Apoio à Decisão e Supply Chain” conta atualmente com 24 profissionais, com mais de 80% de mestres e doutores. A Gerência tem por objetivo desenvolver e implantar ferramentas de pesquisa operacional, ciência de dados e logística para aplicações técnico-científicas. Desde 2006, atua em parceria com o Centro de Pesquisas da PETROBRAS (CENPES), no âmbito da Rede de Pesquisas sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos. Desde 2008 conta com a parceira com a Rede Globo, nas áreas de Logística e de Produção. A partir de 2015 foi estabelecido um contrato de Pesquisa e Desenvolvimento com a Philips Research (Holanda), na área de sistemas de informática para a saúde.

O Tecgraf conta com mais de 400 computadores, todos adquiridos em no máximo 3 anos, servidores científicos e de banco de dados. Ele faz parte do Instituto Tecgraf da PUC-Rio e é parceiro do Projeto Fabricação Digital da PUC-Rio, no qual destacam-se diversos equipamentos de impressão 3D e de computação e visualização gráfica, como uma cave de visualização 3D, dentre as mais modernas no Brasil. O Tecgraf/PUC-Rio é uma Unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), atuando na área de competência “Soluções Computacionais em Engenharia”. O Instituto também é uma unidade credenciada da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), com autorização para desenvolver projetos com recursos oriundos da Cláusula de Investimento em P,D&I. É credenciado também pelo CATI (Comitê da Área de Tecnologia da Informação) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (Lei nº 8.248/91). Os projetos desenvolvidos estão associados às linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Logística pelos projetos “Avaliação de desempenho logístico e da cadeia de suprimentos”, “Programação de Sistemas Logísticos, de Distribuição e de Transporte” e “Métodos de Apoio à Decisão em Logística e Supply Chain”.