Notícias

Dois alunos de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Industrial (DEI) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) foram premiados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (Anpepro). Realizado entre os dias 14 e 16 de setembro, o Encontro Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (EPPGEP) concedeu a Raissa Zurli Bittencourt Bravo e a João Marcos Dusi Vilela os prêmios de Melhor Publicação Aluno com Produção Tecnológica e de Melhor Publicação de Mestrado Acadêmico, respectivamente.

O estudo de Raissa Bravo foi motivado pela ocorrência dos desastres naturais e seus efeitos sobre os ecossistemas e setores econômicos e sociais. Intitulado “DRAI – Monitoramento e alerta de secas no Brasil: nova abordagem baseada em um índice de risco”, o artigo propôs um sistema de monitoramento e alerta de secas na região do semiárido do Brasil, chamado Drought Risk Assessment Interface (DRAI). O mecanismo aponta o risco da ocorrência de seca em uma determinada região a partir de seus indicadores sociais e meteorológicos. “Fiquei muito feliz em receber o prêmio de produto tecnológico do EPPGEP 2022 pois o DRAI é uma ferramenta que, por ser web e multilinguagem, pode ser utilizada por todos aqueles que estudam sobre o assunto e que lidam diretamente com as secas”, afirmou Bravo. O projeto foi orientado pelos Profs. Fernando Cyrino e Adriana Leiras.

Já o estudo de João Vilela, apresenta dois algoritmos eficientes para a definição de rotas geográficas e linhas de transmissão de energia de longa distância, com caminhos mais realistas. Intitulado “Algoritmos eficientes para problemas de caminho mais curto adjacentes quadráticos”, o trabalho busca contribuir para a instalação de um sistema elétrico mais seguro, de modo a beneficiar os consumidores do país. “Esse prêmio é um marco na minha carreira acadêmica e profissional, que carregarei com muito orgulho ao longo da vida”, afirmou Vilela. O projeto foi orientado pelos Profs. Bruno Fânzeres e Rafael Martinelli.

Desde 2017, os alunos de Engenharia de Produção do CTC/PUC-Rio já conquistaram 13 honrarias. Sendo três prêmios de Melhor Publicação Aluno com Produção Tecnológica, dois de Melhor Publicação de Mestrado Acadêmico, um de Melhor Publicação Aluno de Doutorado, um de Melhor Publicação Aluno de Mestrado Profissional e seis Menções Especiais.

O EPPGEP é o encontro científico anual da Anpepro, que reúne os coordenadores dos programas de pós-graduação das principais universidades brasileiras, incluindo COPPE-UFRJ, POLI-USP, PUC-Rio, UFMG, UFPB, UFPE, UFRGS, UFSC e UFSCar. O evento tem como objetivos: foco em pesquisa; criação de um ambiente de aconselhamento aos alunos de Pós-Graduação e reconhecimento dos alunos de destaque. Um rigoroso comitê, formado por professores bolsistas de produtividade do CNPq, reconhece e premia os melhores trabalhos inscritos no encontro.