Mestrado Profissional em Logística

O Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Industrial – DEI – da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, está oferecendo curso de Mestrado Profissional em Logística, visando formar profissionais aptos a analisar, elaborar novas técnicas e resolver questões referentes a sistemas logísticos.

Reconhecida globalmente como um fator de competitividade nas empresas, a Logística tem tido uma grande expansão nos últimos anos. Seja pela necessidade de atender eficientemente ao mercado interno, seja para serem capazes de competir no mercado internacional, as empresas brasileiras têm buscado o desenvolvimento de seus setores de Logística, ocasionando uma busca por profissionais nesta área. Essa demanda crescente por profissionais qualificados em Logística contrasta com uma evidente carência de oferta. Existe a necessidade de uma formação rápida de técnicos com maior embasamento técnico e metodológico no nível de pós-graduação “Stricto-Sensu”. O nível de formação adequado para esta demanda é o de mestrado, com uma boa base metodológica, que permita ao aluno desenvolver durante o curso aplicações práticas e iniciar uma formação continuada, de forma auto-didata, ou formal. Esse é o caso do Mestrado Profissionalizante ou Profissional, concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior – CAPES. É importante ressaltar que o objetivo principal não é formar um professor, ou um pesquisador, que eventualmente seguirá um doutorado, mas sim um profissional com competência para atuar no ambiente produtivo. A marca característica do Mestrado Profissional é dotar o aluno de um instrumental teórico e metodológico que o capacite a desenvolver análises e estudos complexos, para a solução de problemas do mundo real, usando plenamente métodos científicos e técnicas avançadas de engenharia de produção. Entretanto, cabe ressaltar que, por se tratar de um Mestrado “Stricto-Sensu”, garante melhores condições de acesso a um curso de doutorado.

Uma característica tradicional dos programas do DEI é a ênfase em métodos quantitativos, associada a algumas disciplinas conceituais. O programa proposto tenta assegurar a característica básica de ênfase em métodos quantitativos, dando ao aluno instrumentos para a concepção e o dimensionamento de sistemas logísticos, para o tratamento de grandes massas de informação e uso eficiente de tecnologias de informação além de uma capacidade de avaliação de custos de sistemas logísticos.

O Mestrado profissionalizante tem, segundo a CAPES (Portaria 080 de 16/12/98), uma estrutura curricular bem específica “articulando o ensino com a aplicação profissional”. O trabalho final, que exigirá domínio do objeto de estudo, também poderá ser aplicado “sob a forma de dissertação, projeto, análise de casos,…”. A CAPES também ressalta que os cursos de mestrado profissionalizante possuem vocação para o autofinanciamento, o que significa que o curso deve ser pago. O Mestrado foi homologado pelo MEC segundo o parecer 353/2001, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Em agosto de 2010 foi aberta uma nova turma do Mestrado Profissional em Logística exclusiva para a Petrobrás.

DURAÇÃO DO CURSO

A duração aproximada do curso é de 24 meses, dividida em duas etapas. Na primeira etapa, o aluno deverá completar as disciplinas do curso, num total de 360 horas (24 créditos). Esta etapa deverá ser cumprida em 18 meses, pressupondo-se uma carga horária de 8 horas por semana. A etapa final será dedicada à elaboração do projeto de conclusão do curso, de caráter aplicado e com duração prevista de 9 meses de trabalho com a mesma carga horária de 8 horas semanais. Esta etapa poderá ser reduzida se o aluno dedicar-se mais intensivamente ao projeto, ou se o iniciar paralelamente ao último período do curso.

PÚBLICO ALVO

O curso é dirigido a engenheiros, economistas, administradores e outros profissionais de nível superior que trabalhem com sistemas logísticos de empresas de manufatura e de serviços. A vivência profissional dos candidatos será valorizada no processo de seleção, com o objetivo de tornar o curso um ambiente propício às trocas de experiências e à interação entre os alunos. Serão admitidos no máximo 25 alunos por ano, visando manter elevado o nível de seleção dos candidatos, bem como propiciar uma orientação adequada e individualizada do projeto de conclusão do curso.

REGULAMENTOS

O curso terá um mínimo de 24 créditos e um projeto final. O título obtido denomina-se Mestre em Logística. Aplica-se para efeitos de avaliação de disciplinas, de prazos para conclusão e demais aspectos do curso o regulamento dos programas de pós-graduação da PUC-RIO e as disposições complementares em vigor para os programas de pós-graduação. Conforme o regulamento dos programas de pós-graduação stricto-sensu da PUC-RIO, será exigida uma prova para avaliar a proficiência em língua estrangeira (inglês ou francês).

O aluno do curso do mestrado profissional poderá pedir o ingresso no mestrado tradicional (Mestrado Acadêmico) , ou no programa de doutorado e solicitar o reconhecimento dos créditos obtidos no mestrado profissionalizante. Neste caso deverá passar pelo processo de seleção dos respectivos cursos. Caso aceito poderá solicitar o reconhecimento dos créditos segundo as normas vigentes para os programas de pós-graduação da PUC-Rio. Para o programa de doutorado dependendo da área de concentração escolhida, o título de mestre em logística, para aqueles que cumpriram os 24 créditos exigidos no curso, poderá ser reconhecido como equivalente a um máximo de 24 créditos do total de 43 créditos a serem cumpridos.

Programa.

A lista das disciplinas do Mestrado Profissionalizante em Logística segue na tabela abaixo. Mais informações sobre as disciplinas estão disponíveis no item “Disciplinas” nesta homepage. Cada crédito equivale a 15 horas de aula por semestre, ou seja, uma hora de aula semanal durante 4 meses.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos ao mestrado profissionalizante será realizada nos moldes do mestrado tradicional, ou seja, baseada em Histórico Escolar, Curriculum Vitae e Cartas de Apresentação. Eventualmente pode-se exigir uma entrevista com alguns candidatos para esclarecer algumas dúvidas. A Comissão de Pós-graduação do DEI será encarregada de realizar o processo de seleção. Informações sobre o processo de seleção se encontram na seção “inscrições”.

INSCRIÇÕES
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
  1. Pela Internet: http://www.cce.puc-rio.br
  2. Pela Central de Atendimento: 0800 970 9556.
  3. Comparecimento do candidato à CCE.
    Rua Marquês de São Vicente, 225/casa XV Gávea/RJ
    Av. Marechal Câmara, 186/7o. andar Centro/RJ