Doutorado



Credenciamento: Portaria nº 132, de 02/02/99,do MEC, publicado no D.O. de 03/02/99. No ano de 1998 foi avaliado com grau 5, correspondente a nota máxima obtida pelos programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção no Brasil. Título atribuído: Doutor em Engenharia de Produção.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 – DOUTORADO

Inscrição: PERÍODO: 01/09/2017 a 19/11/2017

AVISO:

AS CARTAS DE RECOMENDAÇÃO DEVEM SER ENVIADAS PELOS RECOMENDAMENTE ATÉ O DIA 19/11/17. APÓS ESTA DATA, O SISTEMA NÃO RECEBERÁ A CARTA DE RECOMENDAÇÃO.

 

Acesse http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/processo.lua – Para realizar sua inscrição ONLINE!

Manual para orientação aos candidatos ao curso de Doutorado em Engenharia de Produção.

Processo de inscrição totalmente eletrônico. A partir do segundo semestre de 2015 o DEI não receberá mais documentos impressos e/ou enviados via Correios. Para toda documentação exigida deve ser feito o upload diretamente em http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/processo.lua

Só serão examinados os pedidos de inscrição que estiverem com a documentação completa.

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Obrigatórios

  1. Duas Folhas de Referência. No formulário online o candidato indicará os nomes e e-mail dos informantes e o sistema enviará um link aos mesmos solicitando o preenchimento online. Não serão aceitas cartas preenchidas manualmente.
  2. Currículo vitae, preferencialmente Currículo Lattes. Gerar versão completa em PDF a partir da Plataforma Lattes.;
  3. Plano de Estudos. Preencher o formulário disponível em PESTUDOSDOUTORADO.rtf e fazer o upload da versão em PDF no sistema. Neste formulário, o candidato informará a área de concentração de interesse, a linha de pesquisa ligada à área de concentração e a motivação pela escolha do Programa. Também é necessário definir junto com o professor orientador as disciplinas a serem cursadas.
  4. Plano de Pesquisa: formulário disponível em Form_aceitacao_doutorado.pdf. A proposta preliminar de pesquisa deverá ser assinada pelo professor que irá orientar o candidato no doutorado. Preencher o formulário disponível e fazer o upload da versão em PDF no sistema.
  5. Histórico Escolar da Graduação.
  6. Histórico Escolar do Mestrado.
  7. Diploma ou certificado de conclusão de Graduação.
  8. Diploma ou certificado de conclusão do Mestrado.

Opcionais

  1. Formulário de solicitação de Bolsa de Estudos (quando for o caso). Preencher o formulário disponível em BOLSAESTUDOSDOUTORADO.rtf e fazer o upload da versão em PDF no sistema.
  2. Cópia digital (em PDF) de trabalhos de relevância acadêmica. Podem ser anexados: Dissertação de Mestrado e/ou Artigos publicados em periódicos e/ou eventos científicos.
  3. Outros certificados de conclusão (MBA, Especialização, dentre outros).
  4. Outros documentos.

PROPOSTA PRELIMINAR DE PESQUISA E PROGRAMA DE ESTUDOS

Para ser aceito no curso de Doutorado, o candidato deve, inicialmente, conhecendo as linhas de pesquisa aprofundada do Departamento, identificar um campo de pesquisa e orientador mais adequado dentro do quadro docente do DEI. Em conjunto com esse orientador, deve identificar e formalizar em um pequeno documento, cerca de 10 laudas, uma Proposta Preliminar de Pesquisa indicando os objetivos e a metodologia a ser utilizada na pesquisa, de forma a expor sua viabilidade, relevância e originalidade. Coerentemente com o tema, deve ser definido um programa de estudos com um conjunto de disciplinas, cobrindo no mínimo os 18 créditos exigidos no curso de Doutorado.

Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento exige dos candidatos: Ser portador de título de Mestre em: Engenharia de Produção, Transportes, Matemática, Informática, Sistemas, ou cursos similares, reconhecidos como tal pela Comissão de Pós-graduação do DEI. A critério da Comissão de Pós-graduação e das demais instâncias previstas nas disposições regulamentares, esta exigência pode ser dispensada para candidatos que tenham demonstrado evidente capacidade para pesquisa aprofundada em linha de interesse do DEI.

Aceitação do candidato por um professor do curso de Doutorado (provável orientador), com base em proposta preliminar de pesquisa, dentro de uma área de concentração do curso e em um programa de estudos consistente com o tema de pesquisa.

Aceitação do candidato pela Comissão de Pós-graduação, com base no Histórico Escolar, no curriculum vitae, na apresentação de dois professores do curso, na Proposta Preliminar de Pesquisa e no programa de estudos citados acima. Entrevistas com outros professores do DEI podem ainda ser requeridas pela Comissão de Pós-graduação. O Programa de Pós-graduação tem início em março de cada ano e os períodos de inscrição encontra-se especificado na página da PUC-Rio. Apenas excepcionalmente, o Departamento considera pedidos de inscrição para início do mestrado em agosto. Para o doutorado, a admissão pode ser em março, ou em agosto.

EXIGÊNCIAS

Obter um mínimo de 42 créditos em disciplinas de Pós-graduação. Neste número poderão estar incluídos até 25 créditos correspondentes ao título de Mestre mediante aceitação da Comissão de Pós-graduação. Os 42 créditos deverão ser assim distribuídos:

  1. Em disciplinas de Pós-Graduação do DEI, do CTC, da PUC ou de outros programas de pós-graduação credenciados, escolhidos a critério do professor orientador, segundo programa de estudos aprovados pela Comissão de Pós-Graduação do DEI, podendo incluir no máximo 3 créditos em disciplinas de Estudo Individual, e não podendo ser contabilizados para a integralização créditos de Estágio de Docência.

A critério da Comissão de Pós-graduação, o candidato pode ser dispensado de cursar disciplinas, obtendo os créditos correspondentes, após comprovação de conhecimento através de uma prova escrita.

Ser aprovado em Exame de Qualificação (IND 3004). Este exame visa avaliar a capacidade do candidato para realizar pesquisa original e relevante na área de concentração do doutorado e será baseado em um artigo, elaborado pelo aluno em tema relacionado à sua pesquisa de tese, e a sua apresentação perante uma banca. A apresentação será de cárater público.

Ser aprovado em Exame de Proposta de Tese (IND 3007). Este exame visa verificar a validade da pesquisa como tema de tese, em termos de relevância, de não trivialidade, originalidade e contribuição para a expansão das fronteiras do conhecimento, a capacidade do candidato para conduzir a pesquisa proposta e a viabilidade de realização da pesquisa.

Ser aprovado em exame de língua estrangeira, (LET 3106), Inglês para o Doutorado.

Apresentar, defender e ter aprovada a Tese de Doutorado (IND 3001). A Defesa será condicionada a ter um artigo submetido a periódico qualificado internacional, e a ter outro artigo publicado ou aceito em periódico qualificado (nacional ou internacional), ambos no tema de pesquisa de doutorado.