Mestrado Acadêmico



INSCRIÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA PUC-RIO

 

QUANDO POSSO ME INSCREVER?

Prazo para 2022.1:  01/09/2021 a 21/11/2021
(prazo sujeito a alteração)

 

COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?

  1. Escolha a área de concentração em que você irá fazer sua pesquisa: {Operações e Negócios em Engenharia} ou {Pesquisa Operacional}
  2. Verifique e reuna a documentação necessária, listada abaixo nesta página
  3. Submeta a sua inscrição através deste link: http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/processo.lua
    (Obs: o processo de inscrição é totalmente eletrônico. Toda documentação (incluindo as cartas de referência) deve ser submetida em meio eletrônico neste link de inscrição. Não serão aceitas cartas de referência após o prazo de inscrição)

 

QUAIS OS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO

Obrigatórios

  1. Duas cartas de referência 
    No formulário online o candidato indicará os nomes e e-mails de dois contatos e o sistema enviará um link aos mesmos, solicitando o preenchimento online de uma carta de referência. Não serão aceitas cartas preenchidas manualmente.
  2. Curriculum Vitae
    Preferencialmente na Plataforma Lattes (gerar versão completa em PDF);
  3. Plano de Estudos
    Preencher o formulário disponível em  PESTUDOSMESTRADO.DOC  e fazer o upload da versão em PDF no sistema de inscrição. Neste formulário, o candidato informará a área de concentração de interesse, a linha de pesquisa ligada à área de concentração (dentre as áreas e linhas disponíveis no site do Programa) e a motivação pela escolha do Programa e da linha de pesquisa.
  4. Histórico Escolar da Graduação
  5. Diploma ou certificado de conclusão de Graduação
  6. Candidatos com vínculo empregatício
    Carta do empregador, apoiando o plano de estudos e a liberação para cumprir com a carga horária mínima de 18 horas semanais do curso OU
    Carta pessoal do (a) candidato (a) na documentação declarando estar ciente e comprometido em cumprir o plano de estudos e a carga horária mínima de 18 horas semanais.

Opcionais

  1. Formulário de solicitação de Bolsa de Estudos
    Preencher o formulário disponível em BOLSAESTUDOSMESTRADO.DOC e fazer o upload da versão em PDF no sistema.
  2. Cópia digital (em PDF) de trabalhos de relevância acadêmica
    O sistema permite o upload destes documentos no item “Outros Documentos”. Podem ser anexados trabalhos de conclusão do curso de graduação, artigos publicados em periódicos ou eventos científicos, ou relatórios de Iniciação Científica.
  3. Outros certificados de conclusão
    Certificados de MBA, Especialização, dentre outros
  4. Outros documentos
    O sistema permite o upload destes documentos no item “Outros Documentos”.

 

QUAIS AS EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA PUC-RIO?
  1. Concluir satisfatoriamente o plano de estudos individual, elaborado em conjunto com o professor orientador durante o curso e aprovado pela Comissão de Pós-graduação, em concordância com as normas vigentes;
  2. Completar um mínimo de 26 créditos em disciplinas da Pós-graduação, sujeito às seguintes restrições:
    • Cursar 2 disciplinas do grupo de optativas da área de concentração;
    • Cursar, no máximo, 2 disciplinas fora do Departamento (sujeito a aprovação da coordenação);
    • Obter um rendimento não inferior a 7 nesse conjunto de disciplinas;
  3. Ser aprovado na disciplina “Exame de Projeto de Dissertação” correspondente à sua área de concentração. O aluno deve apresentar, defender e ter aprovado o seu projeto de dissertação;
  4. Ser aprovado nas disciplinas “Projeto de Pesquisa I”  e “Projeto de Pesquisa II”;
  5. Ser aprovado na disciplina “Estágio a Docência” (no caso de aluno bolsista);
  6. Ser aprovado em exame de língua estrangeira – Inglês (LET 3101);
  7. Redigir um artigo científico, a ser submetido a um periódico ou evento de tema correlato à dissertação;
  8. Apresentar, defender e ter aprovada a sua Dissertação de Mestrado.

 

SUPORTE FINANCEIRO

Há disponibilidade de bolsas de estudo para alunos em tempo integral, concedidas pela CAPES, pelo CNPq, pela FAPERJ e por outras entidades governamentais e privadas. A atribuição destas bolsas aos alunos é feita pela Comissão de Pós-Graduação dentro das cotas concedidas ao Programa pelas agências citadas. As bolsas CAPES e CNPq são concedidas por até dois anos para alunos de mestrado e por até quatro anos para alunos de doutorado, tempos que correspondem aos prazos regulares para titulação na PUC-Rio.

Os alunos em tempo parcial podem solicitar bolsas de isenção de pagamento, também atribuídas pela Comissão de Pós-Graduação segundo quotas estabelecidas pela Vice-Reitoria Acadêmica.

Além destas, para alunos que sejam docentes de outras universidades existem bolsas CAPES concedidas pela universidade à qual o docente está vinculado. Candidatos neste caso devem procurar informações junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação de sua universidade.

Candidatos de outros países da América podem solicitar bolsas PEC/PG concedidas pela CAPES e CNPQ através dos órgãos consulares competentes. Os candidatos devem procurar informações no consulado brasileiro em seu país, com antecedência de mais de um ano em relação à data prevista para sua primeira matrícula.

A concessão de bolsa e isenção de pagamento de taxas escolares é válida por um período letivo e poderá ser renovada ou não dependendo do desempenho acadêmico do aluno.

Os alunos não bolsistas deverão pagar semestralidades. Algumas empresas e instituições governamentais possuem convênios com a PUC-Rio cobrindo o pagamento das semestralidades de seus funcionários.

 

MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Portarias e Regulamentos de bolsas das Agências de Fomento

CAPES:

CNPQ

FAPERJ


Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial