Logística



Porque logística? A Logística tem tido uma grande expansão nos últimos anos. Reconhecida mundialmente como um fator de competitividade nas empresas, o ambiente logístico tem se expandido a nível mundial. Seja para atender eficientemente ao mercado interno, seja para ser capaz de competir no mercado internacional, as empresas brasileiras têm buscado o desenvolvimento dos seus setores de logística, ocasionando a busca por profissionais nesta área. Há uma demanda crescente por profissionais qualificados em logística e uma evidente carência de oferta nesta área. A explosão prevista do e-commerce (comércio eletrônico pela Internet) vai exigir das empresas envolvidas uma forte capacitação em logística.

Estes campos de atuação estão organizados em torno de duas LINHAS DE PESQUISA, a saber:

Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística – Aborda a modelagem e o planejamento de sistemas de transportes de carga e passageiros e de sistemas logísticos no longo prazo. As metodologias adotadas englobam abordagens quantitativas (e.g., técnicas de modelagem matemática) e qualitativas. Os projetos desenvolvidos nesta linha de pesquisa visam atingir soluções eficientes para empresas e suas cadeias de suprimentos auxiliando processos de tomada de decisões e lidando frequentemente com questões de incerteza, sempre com técnicas e aplicações inovadoras.

 

Projetos de Pesquisa
Gestão financeira de ativos e passivos na cadeia de suprimentos Visualizar
Logística e Operações Humanitárias Visualizar
Métodos de Apoio à Decisão em Logística e Supply Chain Visualizar
Planejamento de Sistemas Logísticos, de Distribuição e de Transporte Visualizar

 

Programação e Controle de Sistemas de Transporte de Logística – Aborda a concepção e modelagem de aspectos operacionais de processos logísticos e de funcionamento de sistemas de transportes de carga e passageiros. Os projetos assim definidos visam identificar e/ou definir metodologias, planos de operacionalidade (programação) e de avaliação (controle) com aplicação no curto e médio prazo.

 

 

Projetos de Pesquisa
Avaliação de desempenho logístico e da cadeia de suprimentos Visualizar
Desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços sustentáveis Visualizar