Bolsas de pesquisa na Graduação



Durante a graduação, os alunos com motivação para pesquisa podem candidatar-se a bolsas de iniciação científica, em programas apoiados pelo CNPq, pela FAPERJ, ou por projetos de pesquisa de professores pesquisadores do Departamento. Os escolhidos recebem, então, uma bolsa mensal para realizar pesquisas sob orientação de um professor, tendo o compromisso de manter um bom rendimento acadêmico.

Um dos programas que oferecem bolsas é o PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq). O PIBIC visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, através de sua participação em projetos de pesquisa. Maiores informações sobre o PIBIC podem ser obtidas em http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/pibic/index.html.

Outro programa é o PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). O PIBITI tem por objetivo estimular alunos do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Maiores informações sobre o PIBITI podem ser obtidas em http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/pibiti/index.html.

Os alunos da Graduação em Engenharia de Produção interessados em bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica deverão deixar o histórico escolar (emitido pela DAR) na secretaria do Departamento.