Apresentação do curso



O Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio oferece o curso de Graduação em Engenharia de Produção.

A Engenharia de Produção da PUC-Rio atende aos alunos que desejam uma formação mais profunda nos métodos de análise e gestão da engenharia de produção, associada a uma formação geral nas engenharias tradicionais. O aluno recebe uma base geral em ciência e tecnologia, com disciplinas ligadas a processos de produção, especialmente mecânicos, metalúrgicos e químicos. É indicada, portanto, ao aluno que deseja ou uma formação mais forte na área financeira, ou em transporte e logística, ou ainda uma formação mais genérica para atuar em qualquer setor produtivo, seja industrial, comercial, serviços ou financeiro.

Como em qualquer engenharia da PUC-Rio, a habilitação em Engenharia de Produção inicia-se por um Ciclo Básico, onde o aluno recebe ampla formação científica, nas áreas de matemática, física, química e informática, com intensa prática laboratorial, experiência em projetos de engenharia e formação humanística. Em seguida, o aluno realiza disciplinas ligadas a processos de produção mecânicos, metalúrgicos, químicos e elétricos. Segue-se, então, o Ciclo Profissional da Engenharia de Produção, que possui uma série de disciplinas obrigatórias e optativas.

O Ciclo Profissional é estruturado de modo a preparar os estudantes para a prática profissional do Engenheiro de Produção. Para isso, é necessária uma fundamentação adequada nas ciências e nos métodos de engenharia, humanidades e ciências sociais. Para formar esse Engenheiro de Produção, o Ciclo Profissional apoia-se em dois eixos. O primeiro visa dotar o profissional com uma sólida formação científica em matemática e estatística básica, acrescida da base tecnológica própria da Engenharia de Produção, relativa aos processos de produção. O segundo eixo é estruturado de forma a familiarizar o aluno com o projeto e a gestão dos sistemas produtivos em geral; refere-se a disciplinas específicas de Engenharia de Produção. Como o objetivo do curso é formar um Engenheiro de Produção de grande amplitude de atuação, esse conjunto extenso de disciplinas cobre aspectos como o gerenciamento de processos e materiais, o projeto de sistemas produtivos, o gerenciamento da qualidade, as finanças da empresa, o marketing, a logística e as condições de trabalho. Busca-se, assim, não somente fornecer a visão necessária para que o Engenheiro de Produção seja capaz de compreender, interagir e atuar nos diversos setores da empresa, como também dotá-lo com a capacidade de atuar em empresas de diversas naturezas.

As disciplinas optativas são divididas segundo a área de concentração, de modo a que o aluno possa optar por uma formação mais aprofundada em uma das seguintes áreas: Finanças e Análise de Investimentos, Gerência da Produção, e Transporte e Logística. O aluno também deve fazer disciplinas eletivas livres para completar a sua formação interdisciplinar, e atividades complementares, estas sob responsabilidade da Coordenação do Ciclo Profissional das Engenharias (CCPE), que permitem ao futuro profissional aprofundar a sua formação naqueles aspectos da produção que despertem seu interesse.

O currículo atual do curso procura atender às tendências recentes de globalização e valorização da qualidade e produtividade na produção de bens e serviços, procurando dar uma formação aos alunos compatível com esse novo quadro do mercado nacional e internacional. Os alunos são estimulados a utilizar intensivamente computadores e modernos métodos para análise e tomada de decisão nos mais diversos sistemas produtivos.

A grade curricular da Graduação em Engenharia de Produção pode ser encontrada em:

http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/eng_producao.html.