Bancas

Autor: HUGO ALMEIDA RIBEIRO

Orientador: Paula Medina Maçaira Louro

Data e Hora: 28/09/2021, 16h

Link Zoom Meeting:

https://puc-rio.zoom.us/j/97249652601?pwd=eloybGpEcjY4eU1oOE5MQmtMaThFQT09

Meeting ID: 972 4965 2601
Passcode: 002115

Resumo:

O transporte ferroviário é cada vez mais relevante no mundo, frequentemente representando um meio de transporte mais barato e ambientalmente amigável no longo prazo. Para garantir segurança e confiabilidade para a operação ferroviária, a manutenção da via permanente comumente figura entre as maiores despesas das companhias do setor. A carga das composições sobre a via e outros fatores afetam a degradação da geometria e da bitola. Agir para restaurar a linha para uma condição superior é vital para segurança e confiabilidade. Entretanto, a busca por custos mais baixos é ao mesmo tempo altamente desejável. Modelos markovianos têm sido aplicados a problemas de política de manutenção em diversas áreas, inclusive ferrovias. Neste trabalho um modelo de processo de decisão markoviano bidimensional (com respeito ao estado) é desenvolvido para otimizar a política de manutenção das atividades de intervenção em bitola e geometria de linha com resultado positivo em comparação com os resultados históricos