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Autor: ALLAN MARTINS CORMACK

Orientador: Antônio Márcio Tavares Thomé & Bruno dos Santos Silvestre

Data e Hora: 12/09/2022,  14h

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Resumo:

As cadeias de suprimento (CS) estão sendo cada vez mais pressionadas a realizar esforços e implementar iniciativas para endereçar ações visando tornar o seu desempenho mais sustentável. Orientar a CS em direção a sustentabilidade requer um esforço coordenado, integrado e colaborativo entre os múltiplos parceiros. Outro fator crucial para evoluir a trajetória de sustentabilidade das CS é a aprendizagem que ocorre durante a implementação das iniciativas de sustentabilidade. Entretanto, não há evidências suficientes na literatura sobre como e em que níveis o processo de aprendizagem ocorre, assim como, sobre suas características e forma de interação entre os parceiros. O objetivo da tese é contribuir a um melhor conhecimento da dinâmica de aprendizagem e sua influência na trajetória de sustentabilidade nas CS. A tese utiliza os métodos de revisão sistemática da literatura e estudo de caso múltiplo. Como resultados principais, apresenta um framework teórico integrado identificando as dimensões relacionadas a aprendizagem de sustentabilidade em CS e propõe uma abordagem baseada em processo para investigação empírica do fenômeno. Baseado na teoria de aprendizagem organizacional, framework integrado sobre aprendizagem de sustentabilidade em CS e na abordagem baseada em processos, o estudo foi conduzido em três grandes multinacionais internacionais e em suas CS atuantes no Brasil para investigação da dinâmica de aprendizagem de sustentabilidade e elaboração da teoria. Os resultados contribuem para o aprofundamento teórico-empírico e trazem uma compreensão aprofundada sobre a forma como o processo de aprendizagem ocorre, suas características em cada fase, como os membros interagem entre si durante a implementação das iniciativas e em quais níveis a aprendizagem de sustentabilidade ocorreu.